Formação docente: a partir do estágio supervisionado

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18533

  • Título: Formação docente: a partir do estágio supervisionado
  • Autor(es): Wagner Feitosa Avelino
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 10/11/2020
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/43/formacao-docente-a-partir-do-estagio-supervisionado
  • Código do Recurso: 18533
  • Descrição: Este artigo objetiva fomentar as questões que tangem às estruturas, observações e práticas desenvolvidas a partir da disciplina de Estágio Supervisionado, no curso de licenciatura plena em Pedagogia. O estágio pode ser caracterizado como uma relação entre o processo de ensino e de aprendizagem que permeia as questões acadêmicas, práticas, produção de relatórios e regência de aulas, realizado nas diversas modalidades de ensino formal e não formal. Para a redação deste texto, recorreu-se à pesquisa de revisão da literatura e aos enfoques de regulamentos, resoluções, normativas e legislações que perpassam a formação docente inicial. Por meio da análise bibliográfica, os resultados indicam que a grade curricular do curso de Pedagogia está em ampla sintonia nas questões de teoria e prática e atinge diretamente a formação docente. Portanto, o estágio é uma das etapas a serem cumpridas durante a formação inicial, e é justamente nesse espaço que o educador compreende o que é o locus da aprendizagem educacional.
© Canal CECIERJ 2024