Problematizações acerca da letra a ser usada para alfabetizar: um convite à reflexão do professor alfabetizador

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18536

  • Título: Problematizações acerca da letra a ser usada para alfabetizar: um convite à reflexão do professor alfabetizador
  • Autor(es): Luciana Castro Oliveira Machado
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 17/11/2020
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/44/problematizacoes-acerca-da-letra-a-ser-usada-para-alfabetizar-um-convite-a-reflexao-do-professor-alfabetizador
  • Código do Recurso: 18536
  • Descrição: O artigo pretende revisitar alguns preceitos em torno da aprendizagem da língua escrita, em especial tecer apontamentos sobre o tipo de letra a ser usado no processo inicial dessa aprendizagem. Espera-se contribuir com o debate no campo da alfabetização de modo a auxiliar e sustentar decisões tomadas pelo alfabetizador, que, infelizmente, até por falhas em seu processo formativo, pode não ter tido a oportunidade de refletir sobre implicações de suas escolhas pedagógicas. Assim, a expectativa é que as discussões que este texto fomenta possam provocar reflexões capazes de subsidiar práticas exitosas quanto aos procedimentos didático-pedagógicos do fazer alfabetizador e, portanto, assegurar o direito à aprendizagem de todos os estudantes, especialmente os oriundos das camadas populares, que muitas vezes têm na escola pública o espaço privilegiado para sua inserção e efetivo engajamento no mundo da escrita.
© Canal CECIERJ 2024