Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18536
dc.type | Text |
dc.title | Problematizações acerca da letra a ser usada para alfabetizar: um convite à reflexão do professor alfabetizador |
dc.description | O artigo pretende revisitar alguns preceitos em torno da aprendizagem da língua escrita, em especial tecer apontamentos sobre o tipo de letra a ser usado no processo inicial dessa aprendizagem. Espera-se contribuir com o debate no campo da alfabetização de modo a auxiliar e sustentar decisões tomadas pelo alfabetizador, que, infelizmente, até por falhas em seu processo formativo, pode não ter tido a oportunidade de refletir sobre implicações de suas escolhas pedagógicas. Assim, a expectativa é que as discussões que este texto fomenta possam provocar reflexões capazes de subsidiar práticas exitosas quanto aos procedimentos didático-pedagógicos do fazer alfabetizador e, portanto, assegurar o direito à aprendizagem de todos os estudantes, especialmente os oriundos das camadas populares, que muitas vezes têm na escola pública o espaço privilegiado para sua inserção e efetivo engajamento no mundo da escrita. |
dc.creator | Luciana Castro Oliveira Machado |
dc.created | 2020-11-17 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18536/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/44/problematizacoes-acerca-da-letra-a-ser-usada-para-alfabetizar-um-convite-a-reflexao-do-professor-alfabetizador |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | Alfabetização |
dc.subject | Letra para alfabetizar |
dc.subject | Formação docente |
dc.subject | Cursiva |