Problematizações acerca da letra a ser usada para alfabetizar: um convite à reflexão do professor alfabetizador

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18536

dc.type Text
dc.title Problematizações acerca da letra a ser usada para alfabetizar: um convite à reflexão do professor alfabetizador
dc.description O artigo pretende revisitar alguns preceitos em torno da aprendizagem da língua escrita, em especial tecer apontamentos sobre o tipo de letra a ser usado no processo inicial dessa aprendizagem. Espera-se contribuir com o debate no campo da alfabetização de modo a auxiliar e sustentar decisões tomadas pelo alfabetizador, que, infelizmente, até por falhas em seu processo formativo, pode não ter tido a oportunidade de refletir sobre implicações de suas escolhas pedagógicas. Assim, a expectativa é que as discussões que este texto fomenta possam provocar reflexões capazes de subsidiar práticas exitosas quanto aos procedimentos didático-pedagógicos do fazer alfabetizador e, portanto, assegurar o direito à aprendizagem de todos os estudantes, especialmente os oriundos das camadas populares, que muitas vezes têm na escola pública o espaço privilegiado para sua inserção e efetivo engajamento no mundo da escrita.
dc.creator Luciana Castro Oliveira Machado
dc.created 2020-11-17
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18536/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/44/problematizacoes-acerca-da-letra-a-ser-usada-para-alfabetizar-um-convite-a-reflexao-do-professor-alfabetizador
dc.subject educação pública
dc.subject Alfabetização
dc.subject Letra para alfabetizar
dc.subject Formação docente
dc.subject Cursiva
© Canal CECIERJ 2024