- Título: Meu Editor: uma proposta de metodologia ativa para o ensino de escrita no ensino básico
- Autor(es): Rafael Apolinário Coutinho,Deyse de Almeida Reis
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 15/12/2020
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/48/meu-editor-uma-proposta-de-metodologia-ativa-para-o-ensino-de-escrita-no-ensino-basico
- Código do Recurso: 18595
- Descrição: Este artigo apresenta, a partir de experiências em sala de aula, reflexões a respeito das metodologias ativas no ensino de escrita, dentro da educação básica, e também acerca da necessidade de adaptação metodológica do docente à realidade emocional dos discentes em questão, valorizando suas individualidades. O artigo se caracteriza como um estudo bibliográfico acompanhado de relato de experiência, de natureza qualitativa-descritiva, tendo como lócus aulas de redação de uma escola particular de Juiz de Fora e os sujeitos, alunos do 9º ano. O estudo possibilitou a criação de um questionário que pudesse identificar insatisfações dos alunos quanto a dinâmicas de grupo e executar as necessárias adaptações, para que os discentes se sentissem estimulados à prática e ao aprendizado da escrita em língua materna.
© Canal CECIERJ 2024