Armadilhas de sedução em Meu tio o Iauaretê

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/19381

dc.type Text
dc.title Armadilhas de sedução em Meu tio o Iauaretê
dc.description A perplexidade perante a questão do conhecimento é um primeiro passo para o desenvolvimento de “um discurso que a alma mantém consigo mesma”, como afirma Sócrates em Teeteto. É fundamental ao filósofo (e à filosofia) que ocorra o espanto, que o homem se torne admirado em relação a si mesmo e ao que existe em torno de si. A partir daí, a descoberta do que ele é e do que ele não é pode ser obtida – e a partir daí a busca de um significado (mesmo que por fim não haja significado) move o homem. É nesse sentido que a perplexidade se torna também fundamental em Meu tio o Iauaretê, conto de João Guimarães Rosa publicado pela primeira vez em 1961. O espanto, nessa história, acontece em dois níveis: de modo diegético, visto que o onceiro Tonico se depara com um desvelamento de si próprio como fundamentação de sua hybris; e de modo interpretativo, na relação leitor-obra, quando a narrativa e as transformações ocorridas tornam o leitor um participante incrédulo da experiência que está vivendo. E a incredulidade é necessária para que haja um não-assentamento das ideias propostas pela obra, uma vez que a construção do conto se baseia justamente na indefinição do que é verdadeiro no discurso do protagonista. Como propõe Heidegger, “a verdade consiste na concordância de uma enunciação com o seu objeto”. A discordância ou dubiedade desse acordo, como ocorre no conto, é uma demonstração da arte como mímesis produtora de uma nova visão da experiência da verdade. Os termos usados por Guimarães Rosa para definir o tio do narrador – Iauaretê ou Jaguaretê – vêm do tupi yaware’te, que significa “onça verdadeira”. A ficção trabalha em sua função mimética e reproduz em narrativa o que o leitor vivencia: o espanto constante com a necessidade de escolher entre o que ele quer acreditar que seja verdade e o que ele prefere entender como mentira. A armadilha foi montada: em meio a falsas intenções e aproximações com a verdade, o leitor se acha seduzido pela obra. Mais uma vez a arte exerce a sedução da mímesis, através do pseudos.
dc.creator Alexandre de Amorim Oliveira
dc.created 2009-02-03
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/19381/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/9/4/armadilhas-de-seduccedilatildeo-em-meu-tio-o-iauaretecirc
dc.subject educação pública
dc.subject Ensino e Aprendizagem
dc.subject Aní
dc.subject sio Teixeira
dc.subject Aprendizagem Cooperativa
dc.subject Artes
dc.subject Aulas
dc.subject Ausubel
dc.subject Biblioteca
dc.subject Biologia
dc.subject Capacitaç
dc.subject ã
dc.subject o de Professores
dc.subject Cecierj
dc.subject Cederj
dc.subject Celestin Freinet
dc.subject Cidadania
dc.subject Cidadania
dc.subject Comunicaç
dc.subject ã
dc.subject o
dc.subject Comunidades Virtuais
dc.subject Conhecimento
dc.subject Construcionismo
dc.subject Construtivismo
dc.subject Crí
dc.subject tica
dc.subject Cultura
dc.subject Curso de Atualizaç
dc.subject ã
dc.subject o de Professores
dc.subject Cursos
dc.subject Cursos a Distâ
dc.subject ncia
dc.subject Darcy Ribeiro
dc.subject EAD
dc.subject Edgard Morim
dc.subject Educaç
dc.subject ã
dc.subject o
dc.subject Educaç
dc.subject ã
dc.subject o Ativa
dc.subject Educaç
dc.subject ã
dc.subject o Interativa
dc.subject Educaç
dc.subject ã
dc.subject o Pú
dc.subject blica
dc.subject Educaç
dc.subject ã
dc.subject o Virtual
dc.subject Educador
dc.subject Ensino
dc.subject Ensino a Distâ
dc.subject ncia
dc.subject Ensino Virtual
dc.subject Ensino/aprendizagem
dc.subject Escola
dc.subject Extensã
dc.subject o
dc.subject Filosofia
dc.subject
dc.subject sica
dc.subject Formaç
dc.subject ã
dc.subject o de Professores
dc.subject formaç
dc.subject ã
dc.subject o pedagó
dc.subject gica
dc.subject Formaç
dc.subject ã
dc.subject o Permanente de Professores
dc.subject Fundaç
dc.subject ã
dc.subject o Centro de Ciê
dc.subject ncias e Educaç
dc.subject ã
dc.subject o Superior a Distâ
dc.subject ncia do Estado do Rio de Janeiro
dc.subject Geografia
dc.subject Graduaç
dc.subject ã
dc.subject o
dc.subject Histó
dc.subject ria
dc.subject Informá
dc.subject tica
dc.subject Informá
dc.subject tica para Educadores
dc.subject Interacionismo
dc.subject Lev Vigotski
dc.subject Lev Vygotsky
dc.subject
dc.subject ngua Portuguesa
dc.subject Literatura
dc.subject Maria Montessori
dc.subject Matemá
dc.subject tica
dc.subject Minicursos
dc.subject Oficinas
dc.subject Parâ
dc.subject metros Curriculares Nacionais
dc.subject Paulo Freire
dc.subject PCNs
dc.subject Pedagogia
dc.subject Pensamento
dc.subject Phillipe Perrenoud
dc.subject Piaget
dc.subject Pierre Levy
dc.subject Plano Nacional de Educaç
dc.subject ã
dc.subject o
dc.subject PNE
dc.subject Professor
dc.subject Quí
dc.subject mica
dc.subject Reciclagem de Professores
dc.subject Reflexã
dc.subject o
dc.subject Rio de Janeiro
dc.subject Seymour Papert
dc.subject UENF
dc.subject UERJ
dc.subject UFF
dc.subject UFRJ
dc.subject UFRRJ
dc.subject UNIRIO
dc.subject Universidade
dc.subject Universidade Virtual
© Canal CECIERJ 2024