Karla e Emiliano

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/20029

dc.type Text
dc.title Karla e Emiliano
dc.description Pois é amiga, você foi embora e eu não tive a menor chance de dar uma última palavra pessoalmente (o telefonema da semana passada não vale!). Sei que o convite já era antigo para conhecer sua nova casa na Barrinha. Você e Emiliano se foram de um golpe só. E só a gente vai se sentindo nessa caminhada. Para onde se caminha enquanto se vive? Juro que não sei. Não sei nem se tem alguma coisa do outro lado. Não sei se nossa finitude é total. Se realmente nos exaurimos na morte. Eu só sei que quanto mais vivemos mais colecionamos perdas. Inevitavelmente. Uma espécie de preço por nos alongarmos por aqui. O camarada vai vivendo e vai juntando tanta coisa, tanta lembrança, tanto cemitério, tanta morte que a própria vida vai se tornando estranha e opaca. Fiquei opaco com a perda de Karla Hansen. Se pudesse me exprimir assim, eu diria que foi uma injustiça que o casal tenha sofrido isso. Uma futura mãe e um futuro pai não tiveram tempo de experimentar o novo momento que se desenhava. O desenho foi desfeito. Subitamente. Estupidamente. Acho que o que estou tentando dizer aqui é que a vida é muito estúpida, sim. A gente se vê obrigado a experimentar certas coisas sem aviso prévio. Tenho que experimentar, daqui pra frente, a perda definitiva de minha melhor amiga. Doçura, alegria, silêncio, sorriso, timidez, ética, respeito pelo outro, tudo isso, que era de Karla, diminui em mim. O bom amigo, esteja ele onde estiver, melhor ainda, o verdadeiro amigo, esteja ele onde estiver, é sempre uma força que pulsa dentro de nós. Perder alguém, e perder de maneira estúpida e absurda, torna as pulsações mais lentas. Ontem experimentei um verdadeiro luto dentro de mim. Eu e Clarissa, minha mulher. Ontem tive muita vontade de poder falar com suas irmãs, de rever Leonardo, Bruno. E de dar um abraço forte e profundo no amigo Telmo, o pai. Não sei o que poderia falar numa hora dessas. O desabafo deste texto tem sentido preciso. É que qualquer pessoa que tenha conhecido razoavelmente Karla não acredita que tudo isso... Vamos ficar por aqui. Não quero fazer literatura. Os místicos de última hora serão sempre melhores do que eu nesse departamento. As autoajudas estão todas aí, vendendo como o diabo gosta. Quero apenas registrar que Emiliano e Karla farão uma enorme falta. Tomara que Guimarães Rosa esteja certo. Encantaram-se.
dc.creator Luis Estrela De Matos
dc.created 2011-07-19
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/20029/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/11/28/karla-e-emiliano
dc.subject educação pública
dc.subject Ensino e Aprendizagem
dc.subject Aní
dc.subject sio Teixeira
dc.subject Aprendizagem Cooperativa
dc.subject Artes
dc.subject Aulas
dc.subject Ausubel
dc.subject Biblioteca
dc.subject Biologia
dc.subject Capacitaç
dc.subject ã
dc.subject o de Professores
dc.subject Cecierj
dc.subject Cederj
dc.subject Celestin Freinet
dc.subject Cidadania
dc.subject Cidadania
dc.subject Comunicaç
dc.subject ã
dc.subject o
dc.subject Comunidades Virtuais
dc.subject Conhecimento
dc.subject Construcionismo
dc.subject Construtivismo
dc.subject Crí
dc.subject tica
dc.subject Cultura
dc.subject Curso de Atualizaç
dc.subject ã
dc.subject o de Professores
dc.subject Cursos
dc.subject Cursos a Distâ
dc.subject ncia
dc.subject Darcy Ribeiro
dc.subject EAD
dc.subject Edgard Morim
dc.subject Educaç
dc.subject ã
dc.subject o
dc.subject Educaç
dc.subject ã
dc.subject o Ativa
dc.subject Educaç
dc.subject ã
dc.subject o Interativa
dc.subject Educaç
dc.subject ã
dc.subject o Pú
dc.subject blica
dc.subject Educaç
dc.subject ã
dc.subject o Virtual
dc.subject Educador
dc.subject Ensino
dc.subject Ensino a Distâ
dc.subject ncia
dc.subject Ensino Virtual
dc.subject Ensino/aprendizagem
dc.subject Escola
dc.subject Extensã
dc.subject o
dc.subject Filosofia
dc.subject
dc.subject sica
dc.subject Formaç
dc.subject ã
dc.subject o de Professores
dc.subject formaç
dc.subject ã
dc.subject o pedagó
dc.subject gica
dc.subject Formaç
dc.subject ã
dc.subject o Permanente de Professores
dc.subject Fundaç
dc.subject ã
dc.subject o Centro de Ciê
dc.subject ncias e Educaç
dc.subject ã
dc.subject o Superior a Distâ
dc.subject ncia do Estado do Rio de Janeiro
dc.subject Geografia
dc.subject Graduaç
dc.subject ã
dc.subject o
dc.subject Histó
dc.subject ria
dc.subject Informá
dc.subject tica
dc.subject Informá
dc.subject tica para Educadores
dc.subject Interacionismo
dc.subject Lev Vigotski
dc.subject Lev Vygotsky
dc.subject
dc.subject ngua Portuguesa
dc.subject Literatura
dc.subject Maria Montessori
dc.subject Matemá
dc.subject tica
dc.subject Minicursos
dc.subject Oficinas
dc.subject Parâ
dc.subject metros Curriculares Nacionais
dc.subject Paulo Freire
dc.subject PCNs
dc.subject Pedagogia
dc.subject Pensamento
dc.subject Phillipe Perrenoud
dc.subject Piaget
dc.subject Pierre Levy
dc.subject Plano Nacional de Educaç
dc.subject ã
dc.subject o
dc.subject PNE
dc.subject Professor
dc.subject Quí
dc.subject mica
dc.subject Reciclagem de Professores
dc.subject Reflexã
dc.subject o
dc.subject Rio de Janeiro
dc.subject Seymour Papert
dc.subject UENF
dc.subject UERJ
dc.subject UFF
dc.subject UFRJ
dc.subject UFRRJ
dc.subject UNIRIO
dc.subject Universidade
dc.subject Universidade Virtual
© Canal CECIERJ 2025