- Título: Linguagens, leitura e diversidade temático-textual no universo escolar: a Literatura de Cordel como suporte didático nos processos de ensino e de aprendizagem
- Autor(es): Silvio Profirio da Silva
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 27/03/2012
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/12/12/linguagens-leitura-e-diversidade-temaacutetico-textual-no-universo-escolar-a-literatura-de-cordel-como-suporte-didaacutetico-nos-processos-de-ensino-e-de-aprendizagem
- Código do Recurso: 20224
- Descrição: Durante décadas, o ensino fornecido pelas instituições de ensino brasileiras centrou-se predominantemente em perspectivas puramente mecanicistas, tecnicistas e tradicionais (SANTOS, 2002). Com isso, as práticas pedagógicas concediam primazia ao uso exclusivo dos livros didáticos. Excluía-se, assim, uma gama de recursos didáticos e de múltiplas linguagens. Consoante Albuquerque (2006) e Albuquerque et al (2008), nos anos 1980 teve início uma série de estudos e pesquisas de inúmeros campos de investigação – das Ciências da Educação [Pedagogia], das Ciências da Linguagem [Linguística], das Ciências Psicológicas [Psicologia, Psicologia Cognitiva e Psicolinguística], da Filosofia e da Sociologia.
© Canal CECIERJ 2024