Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/20224
| dc.type | Text |
| dc.title | Linguagens, leitura e diversidade temático-textual no universo escolar: a Literatura de Cordel como suporte didático nos processos de ensino e de aprendizagem |
| dc.description | Durante décadas, o ensino fornecido pelas instituições de ensino brasileiras centrou-se predominantemente em perspectivas puramente mecanicistas, tecnicistas e tradicionais (SANTOS, 2002). Com isso, as práticas pedagógicas concediam primazia ao uso exclusivo dos livros didáticos. Excluía-se, assim, uma gama de recursos didáticos e de múltiplas linguagens. Consoante Albuquerque (2006) e Albuquerque et al (2008), nos anos 1980 teve início uma série de estudos e pesquisas de inúmeros campos de investigação – das Ciências da Educação [Pedagogia], das Ciências da Linguagem [Linguística], das Ciências Psicológicas [Psicologia, Psicologia Cognitiva e Psicolinguística], da Filosofia e da Sociologia. |
| dc.creator | Silvio Profirio da Silva |
| dc.created | 2012-03-27 |
| dc.publisher | Fundação CECIERJ |
| dc.coverage | |
| dc.language | pt-BR |
| dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/20224/metadados |
| dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/12/12/linguagens-leitura-e-diversidade-temaacutetico-textual-no-universo-escolar-a-literatura-de-cordel-como-suporte-didaacutetico-nos-processos-de-ensino-e-de-aprendizagem |
| dc.subject | educação pública |
| dc.subject | Ensino e Aprendizagem |
| dc.subject | Aní |
| dc.subject | sio Teixeira |
| dc.subject | Aprendizagem Cooperativa |
| dc.subject | Artes |
| dc.subject | Aulas |
| dc.subject | Ausubel |
| dc.subject | Biblioteca |
| dc.subject | Biologia |
| dc.subject | Capacitaç |
| dc.subject | ã |
| dc.subject | o de Professores |
| dc.subject | Cecierj |
| dc.subject | Cederj |
| dc.subject | Celestin Freinet |
| dc.subject | Cidadania |
| dc.subject | Cidadania |
| dc.subject | Comunicaç |
| dc.subject | ã |
| dc.subject | o |
| dc.subject | Comunidades Virtuais |
| dc.subject | Conhecimento |
| dc.subject | Construcionismo |
| dc.subject | Construtivismo |
| dc.subject | Crí |
| dc.subject | tica |
| dc.subject | Cultura |
| dc.subject | Curso de Atualizaç |
| dc.subject | ã |
| dc.subject | o de Professores |
| dc.subject | Cursos |
| dc.subject | Cursos a Distâ |
| dc.subject | ncia |
| dc.subject | Darcy Ribeiro |
| dc.subject | EAD |
| dc.subject | Edgard Morim |
| dc.subject | Educaç |
| dc.subject | ã |
| dc.subject | o |
| dc.subject | Educaç |
| dc.subject | ã |
| dc.subject | o Ativa |
| dc.subject | Educaç |
| dc.subject | ã |
| dc.subject | o Interativa |
| dc.subject | Educaç |
| dc.subject | ã |
| dc.subject | o Pú |
| dc.subject | blica |
| dc.subject | Educaç |
| dc.subject | ã |
| dc.subject | o Virtual |
| dc.subject | Educador |
| dc.subject | Ensino |
| dc.subject | Ensino a Distâ |
| dc.subject | ncia |
| dc.subject | Ensino Virtual |
| dc.subject | Ensino/aprendizagem |
| dc.subject | Escola |
| dc.subject | Extensã |
| dc.subject | o |
| dc.subject | Filosofia |
| dc.subject | Fí |
| dc.subject | sica |
| dc.subject | Formaç |
| dc.subject | ã |
| dc.subject | o de Professores |
| dc.subject | formaç |
| dc.subject | ã |
| dc.subject | o pedagó |
| dc.subject | gica |
| dc.subject | Formaç |
| dc.subject | ã |
| dc.subject | o Permanente de Professores |
| dc.subject | Fundaç |
| dc.subject | ã |
| dc.subject | o Centro de Ciê |
| dc.subject | ncias e Educaç |
| dc.subject | ã |
| dc.subject | o Superior a Distâ |
| dc.subject | ncia do Estado do Rio de Janeiro |
| dc.subject | Geografia |
| dc.subject | Graduaç |
| dc.subject | ã |
| dc.subject | o |
| dc.subject | Histó |
| dc.subject | ria |
| dc.subject | Informá |
| dc.subject | tica |
| dc.subject | Informá |
| dc.subject | tica para Educadores |
| dc.subject | Interacionismo |
| dc.subject | Lev Vigotski |
| dc.subject | Lev Vygotsky |
| dc.subject | Lí |
| dc.subject | ngua Portuguesa |
| dc.subject | Literatura |
| dc.subject | Maria Montessori |
| dc.subject | Matemá |
| dc.subject | tica |
| dc.subject | Minicursos |
| dc.subject | Oficinas |
| dc.subject | Parâ |
| dc.subject | metros Curriculares Nacionais |
| dc.subject | Paulo Freire |
| dc.subject | PCNs |
| dc.subject | Pedagogia |
| dc.subject | Pensamento |
| dc.subject | Phillipe Perrenoud |
| dc.subject | Piaget |
| dc.subject | Pierre Levy |
| dc.subject | Plano Nacional de Educaç |
| dc.subject | ã |
| dc.subject | o |
| dc.subject | PNE |
| dc.subject | Professor |
| dc.subject | Quí |
| dc.subject | mica |
| dc.subject | Reciclagem de Professores |
| dc.subject | Reflexã |
| dc.subject | o |
| dc.subject | Rio de Janeiro |
| dc.subject | Seymour Papert |
| dc.subject | UENF |
| dc.subject | UERJ |
| dc.subject | UFF |
| dc.subject | UFRJ |
| dc.subject | UFRRJ |
| dc.subject | UNIRIO |
| dc.subject | Universidade |
| dc.subject | Universidade Virtual |