Metodologia de ensino da Literatura - Pedagogia de Projetos para Ensino de Literatura: um estudo de caso

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/20682

  • Título: Metodologia de ensino da Literatura - Pedagogia de Projetos para Ensino de Literatura: um estudo de caso
  • Autor(es): Marcelo dos Santos Gama,Cristiane Brasileiro
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 28/01/2014
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/14/4/metodologia-de-ensino-da-literatura-pedagogia-de-projetos-para-ensino-de-literatura-um-estudo-de-caso
  • Código do Recurso: 20682
  • Descrição:

    Este artigo apresenta os resultados obtidos a partir de uma investigação sobre a eficácia e as contribuições da Pedagogia de Projetos para o ensino de Literatura no nível médio. A sua motivação deu-se em razão da necessidade de encontrar abordagens que contribuíssem para promover a aprendizagem dos estudantes, diante da falta de interesse por parte dos alunos no que se refere à aprendizagem da literatura em sala de aula. Nesse contexto, consideramos a pedagogia de projetos como uma resposta possível diante do problema mais amplo do aparente desinteresse dos alunos pela disciplina em questão. Para isso, realizou-se estudo de caso tendo como participantes alunos do terceiro ano do ensino médio de duas escolas do estado do Rio de Janeiro. O estudo foi realizado antes, durante e após o desenvolvimento de um projeto denominado Tributo a Vinicius de Moraes, e nossa análise dos dados foi basicamente qualitativa. Os resultados confirmaram a hipótese levantada a respeito do impacto positivo da pedagogia de para o ensino da literatura.

© Canal CECIERJ 2024