Metodologia de ensino da Literatura - Pedagogia de Projetos para Ensino de Literatura: um estudo de caso

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/20682

dc.type Text
dc.title Metodologia de ensino da Literatura - Pedagogia de Projetos para Ensino de Literatura: um estudo de caso
dc.description

Este artigo apresenta os resultados obtidos a partir de uma investigação sobre a eficácia e as contribuições da Pedagogia de Projetos para o ensino de Literatura no nível médio. A sua motivação deu-se em razão da necessidade de encontrar abordagens que contribuíssem para promover a aprendizagem dos estudantes, diante da falta de interesse por parte dos alunos no que se refere à aprendizagem da literatura em sala de aula. Nesse contexto, consideramos a pedagogia de projetos como uma resposta possível diante do problema mais amplo do aparente desinteresse dos alunos pela disciplina em questão. Para isso, realizou-se estudo de caso tendo como participantes alunos do terceiro ano do ensino médio de duas escolas do estado do Rio de Janeiro. O estudo foi realizado antes, durante e após o desenvolvimento de um projeto denominado Tributo a Vinicius de Moraes, e nossa análise dos dados foi basicamente qualitativa. Os resultados confirmaram a hipótese levantada a respeito do impacto positivo da pedagogia de para o ensino da literatura.

dc.creator Marcelo dos Santos Gama,Cristiane Brasileiro
dc.created 2014-01-28
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/20682/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/14/4/metodologia-de-ensino-da-literatura-pedagogia-de-projetos-para-ensino-de-literatura-um-estudo-de-caso
dc.subject educação pública
dc.subject Ensino e Aprendizagem
dc.subject Anísio Teixeira
dc.subject Aprendizagem Cooperativa
dc.subject Artes
dc.subject Aulas
dc.subject Ausubel
dc.subject Biblioteca
dc.subject Biologia
dc.subject Capacitação de Professores
dc.subject Cecierj
dc.subject Cederj
dc.subject Celestin Freinet
dc.subject Cidadania
dc.subject Cidadania
dc.subject Comunicação
dc.subject Comunidades Virtuais
dc.subject Conhecimento
dc.subject Construcionismo
dc.subject Construtivismo
dc.subject Crítica
dc.subject Cultura
dc.subject Curso de Atualização de Professores
dc.subject Cursos
dc.subject Cursos a Distância
dc.subject Darcy Ribeiro
dc.subject EAD
dc.subject Edgard Morim
dc.subject Educação
dc.subject Educação Ativa
dc.subject Educação Interativa
dc.subject Educação Pública
dc.subject Educação Virtual
dc.subject Educador
dc.subject Ensino
dc.subject Ensino a Distância
dc.subject Ensino Virtual
dc.subject Ensino/aprendizagem
dc.subject Escola
dc.subject Extensão
dc.subject Filosofia
dc.subject Física
dc.subject Formação de Professores
dc.subject formação pedagógica
dc.subject Formação Permanente de Professores
dc.subject Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
dc.subject Geografia
dc.subject Graduação
dc.subject História
dc.subject Informática
dc.subject Informática para Educadores
dc.subject Interacionismo
dc.subject Lev Vigotski
dc.subject Lev Vygotsky
dc.subject Língua Portuguesa
dc.subject Literatura
dc.subject Maria Montessori
dc.subject Matemática
dc.subject Minicursos
dc.subject Oficinas
dc.subject Parâmetros Curriculares Nacionais
dc.subject Paulo Freire
dc.subject PCNs
dc.subject Pedagogia
dc.subject Pensamento
dc.subject Phillipe Perrenoud
dc.subject Piaget
dc.subject Pierre Levy
dc.subject Plano Nacional de Educação
dc.subject PNE
dc.subject Professor
dc.subject Química
dc.subject Reciclagem de Professores
dc.subject Reflexão
dc.subject Rio de Janeiro
dc.subject Seymour Papert
dc.subject UENF
dc.subject UERJ
dc.subject UFF
dc.subject UFRJ
dc.subject UFRRJ
dc.subject UNIRIO
dc.subject Universidade
dc.subject Universidade Virtual
© Canal CECIERJ 2024