A criança e a literatura: travessias de criação pelo saber da experiência

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21060

  • Título: A criança e a literatura: travessias de criação pelo saber da experiência
  • Autor(es): Rosane da Silva Gomes
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 31/12/2005
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/2/1/a-crianccedila-e-a-literatura-travessias-de-criaccedilatildeo-pelo-saber-da-experiecircncia
  • Código do Recurso: 21060
  • Descrição: A literatura infantil já está consolidada como um ramo da produção cultural brasileira que tem oferecido um cabedal de textos de valor artístico. Os textos se abrem para as muitas possibilidades de interferência do leitor, que se potencializa, tornando-se mais conhecedor de si, do mundo e mais crítico em suas relações com a palavra escrita e/ou falada. A literatura, como uma das formas de experiência estética, propicia esta expansão: a leitura e a escrita se tornam uma linguagem que comunga, que compartilha experiências de vida e abre espaço para crítica. E também entra em contato com as especulações, e não com as certezas, usando a fantasia como meio de se experimentar a realidade. Possibilita, desta maneira, a discussão das verdades estabelecidas, abordando os conflitos, sem dirimir as divergências. Chega-se ao texto não para resolver questões, mas para ver estampado nas linhas criadas pelo escritor questionamentos que fazem parte da vida do leitor.
© Canal CECIERJ 2024