A criança e a literatura: travessias de criação pelo saber da experiência

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21060

dc.type Text
dc.title A criança e a literatura: travessias de criação pelo saber da experiência
dc.description A literatura infantil já está consolidada como um ramo da produção cultural brasileira que tem oferecido um cabedal de textos de valor artístico. Os textos se abrem para as muitas possibilidades de interferência do leitor, que se potencializa, tornando-se mais conhecedor de si, do mundo e mais crítico em suas relações com a palavra escrita e/ou falada. A literatura, como uma das formas de experiência estética, propicia esta expansão: a leitura e a escrita se tornam uma linguagem que comunga, que compartilha experiências de vida e abre espaço para crítica. E também entra em contato com as especulações, e não com as certezas, usando a fantasia como meio de se experimentar a realidade. Possibilita, desta maneira, a discussão das verdades estabelecidas, abordando os conflitos, sem dirimir as divergências. Chega-se ao texto não para resolver questões, mas para ver estampado nas linhas criadas pelo escritor questionamentos que fazem parte da vida do leitor.
dc.creator Rosane da Silva Gomes
dc.created 2005-12-31
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21060/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/2/1/a-crianccedila-e-a-literatura-travessias-de-criaccedilatildeo-pelo-saber-da-experiecircncia
dc.subject educação pública
© Canal CECIERJ 2024