Relato de experiência: preparo de slime para ensino de propriedades dos materiais e forças intermoleculares em Química

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21109

  • Título: Relato de experiência: preparo de slime para ensino de propriedades dos materiais e forças intermoleculares em Química
  • Autor(es): Erica de Melo Azevedo
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 02/02/2021
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/4/relato-de-experiencia-preparo-de-islimei-para-ensino-de-propriedades-dos-materiais-e-forcas-intermoleculares-em-quimica
  • Código do Recurso: 21109
  • Descrição: A contextualização é um recurso que a escola tem para promover o aluno de uma condição passiva, que apenas recebe o conhecimento, para uma condição ativa, em que é possível facilitar sua participação e atuação na construção do conhecimento e na ligação entre conhecimento teórico e prático. Buscando desenvolver um ensino mais contextualizado, mas sem a banalização do conhecimento, o objetivo do presente trabalho foi testar o uso de diferentes substâncias como agentes reticulantes para a formação de slime caseiro, para desenvolver uma prática de ensino de ligações intermoleculares e identificação dos conceitos de viscosidade e elasticidade em turmas de Ensino Médio.
© Canal CECIERJ 2024