Projeto político-pedagógico da escola pública brasileira: um leque de possibilidades abertas ou fechadas?

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  • Título: Projeto político-pedagógico da escola pública brasileira: um leque de possibilidades abertas ou fechadas?
  • Autor(es): Jorge Mardini Sobrinho,Patrícia Nonnenmacher,Jefferson Freire Peixoto
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 19/01/2021
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/2/projeto-politico-pedagogico-da-escola-publica-brasileira-um-leque-de-possibilidades-abertas-ou-fechadas
  • Código do Recurso: 21110
  • Descrição: Tratar do projeto político-pedagógico (PPP) de uma instituição de ensino requer análise de seu acesso e aplicabilidade, pois é um documento democrático, mas que pode ser privado da apreciação pelos integrantes da comunidade escolar, devido à falta de conscientização acerca das formas com que se pode acessá-lo, apropriar-se e aprimorá-lo; cabe à gestão escolar retirar a “blindagem” que guarda o PPP em gavetas e realmente disponibilizá-lo como meio principal de conscientização e emancipação escolar. Objetiva-se apresentar aspectos relacionados à constituição do PPP em uma comunidade escolar e suas mais diversas atribuições no sistema educacional escolar. Nosso método de pesquisa centra-se em apontamentos de natureza qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica.
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