O jogo Trilha dos Restos: uma metodologia para o ensino de Matemática utilizando material concreto

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21122

  • Título: O jogo Trilha dos Restos: uma metodologia para o ensino de Matemática utilizando material concreto
  • Autor(es): Cristiane de Mello,Daniela Mendes Vieira da Silva,Loisi Carla Monteiro Pereira,Luzia da Costa Tonon Martarelli,Mara Neves Lima Freire,Marcelo Leonardo dos Santos Rainha
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 02/02/2021
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/4/o-jogo-itrilha-dos-restosi-uma-metodologia-para-o-ensino-de-matematica-utilizando-material-concreto
  • Código do Recurso: 21122
  • Descrição: Nosso objetivo com este trabalho, mais do que mostrar a importância da utilização de jogos de material concreto no ensino de Matemática, é revelar os efeitos positivos e imediatos da aplicação de um questionário que contenha problemas relacionados aos conteúdos matemáticos velados no jogo, como complemento da proposta lúdica que envolve o jogo, para a aprendizagem do aluno. Para tal, utilizaremos o jogo Trilha dos Restos. Ele se justifica pela escassez de literatura acerca da importância e do papel do uso de questionários após a aplicação de jogos para a verificação da aprendizagem de Matemática por parte do aluno. Partindo dos preceitos de Ubiratan D’Ambrosio, o que se procura com a aplicação deste questionário é que os alunos consigam visualizar sem muita dificuldade os conceitos matemáticos envolvidos nessa nova metodologia.
© Canal CECIERJ 2024