O jogo Trilha dos Restos: uma metodologia para o ensino de Matemática utilizando material concreto

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21122

dc.type Text
dc.title O jogo Trilha dos Restos: uma metodologia para o ensino de Matemática utilizando material concreto
dc.description Nosso objetivo com este trabalho, mais do que mostrar a importância da utilização de jogos de material concreto no ensino de Matemática, é revelar os efeitos positivos e imediatos da aplicação de um questionário que contenha problemas relacionados aos conteúdos matemáticos velados no jogo, como complemento da proposta lúdica que envolve o jogo, para a aprendizagem do aluno. Para tal, utilizaremos o jogo Trilha dos Restos. Ele se justifica pela escassez de literatura acerca da importância e do papel do uso de questionários após a aplicação de jogos para a verificação da aprendizagem de Matemática por parte do aluno. Partindo dos preceitos de Ubiratan D’Ambrosio, o que se procura com a aplicação deste questionário é que os alunos consigam visualizar sem muita dificuldade os conceitos matemáticos envolvidos nessa nova metodologia.
dc.creator Cristiane de Mello,Daniela Mendes Vieira da Silva,Loisi Carla Monteiro Pereira,Luzia da Costa Tonon Martarelli,Mara Neves Lima Freire,Marcelo Leonardo dos Santos Rainha
dc.created 2021-02-02
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21122/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/4/o-jogo-itrilha-dos-restosi-uma-metodologia-para-o-ensino-de-matematica-utilizando-material-concreto
dc.subject educação pública
dc.subject Ensino de Matemática
dc.subject Material Concreto
dc.subject Trilha dos Restos
© Canal CECIERJ 2024