Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21122
dc.type | Text |
dc.title | O jogo Trilha dos Restos: uma metodologia para o ensino de Matemática utilizando material concreto |
dc.description | Nosso objetivo com este trabalho, mais do que mostrar a importância da utilização de jogos de material concreto no ensino de Matemática, é revelar os efeitos positivos e imediatos da aplicação de um questionário que contenha problemas relacionados aos conteúdos matemáticos velados no jogo, como complemento da proposta lúdica que envolve o jogo, para a aprendizagem do aluno. Para tal, utilizaremos o jogo Trilha dos Restos. Ele se justifica pela escassez de literatura acerca da importância e do papel do uso de questionários após a aplicação de jogos para a verificação da aprendizagem de Matemática por parte do aluno. Partindo dos preceitos de Ubiratan D’Ambrosio, o que se procura com a aplicação deste questionário é que os alunos consigam visualizar sem muita dificuldade os conceitos matemáticos envolvidos nessa nova metodologia. |
dc.creator | Cristiane de Mello,Daniela Mendes Vieira da Silva,Loisi Carla Monteiro Pereira,Luzia da Costa Tonon Martarelli,Mara Neves Lima Freire,Marcelo Leonardo dos Santos Rainha |
dc.created | 2021-02-02 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21122/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/4/o-jogo-itrilha-dos-restosi-uma-metodologia-para-o-ensino-de-matematica-utilizando-material-concreto |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | Ensino de Matemática |
dc.subject | Material Concreto |
dc.subject | Trilha dos Restos |