Fracasso escolar e desigualdade social: uma perspectiva crítica e emancipatória

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21134

  • Título: Fracasso escolar e desigualdade social: uma perspectiva crítica e emancipatória
  • Autor(es): Thalles Azevedo Ladeira
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 09/02/2021
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/5/fracasso-escolar-e-desigualdade-social-uma-perspectiva-critica-e-emancipatoria
  • Código do Recurso: 21134
  • Descrição: O presente trabalho pretende apresentar uma revisão bibliográfica acerca das desigualdades sociais e como elas atravessam o contexto da Educação, promovendo o fenômeno do fracasso escolar, partindo da ideia de que a escola é uma expressão da sociedade; portanto, as desigualdades predominantes na sociedade, em virtude do capitalismo, são refletidas também nos espaços escolares, promovendo a exclusão de determinados alunos e assumindo a conceituação de fracasso escolar. Nosso objetivo é trazer uma perspectiva crítica sobre as desigualdades sociais e alguns de seus desdobramentos na realidade educacional, resultando no fracasso escolar dos filhos das classes mais pobres.
© Canal CECIERJ 2024