- Título: Fracasso escolar e desigualdade social: uma perspectiva crítica e emancipatória
- Autor(es): Thalles Azevedo Ladeira
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 09/02/2021
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/5/fracasso-escolar-e-desigualdade-social-uma-perspectiva-critica-e-emancipatoria
- Código do Recurso: 21134
- Descrição: O presente trabalho pretende apresentar uma revisão bibliográfica acerca das desigualdades sociais e como elas atravessam o contexto da Educação, promovendo o fenômeno do fracasso escolar, partindo da ideia de que a escola é uma expressão da sociedade; portanto, as desigualdades predominantes na sociedade, em virtude do capitalismo, são refletidas também nos espaços escolares, promovendo a exclusão de determinados alunos e assumindo a conceituação de fracasso escolar. Nosso objetivo é trazer uma perspectiva crítica sobre as desigualdades sociais e alguns de seus desdobramentos na realidade educacional, resultando no fracasso escolar dos filhos das classes mais pobres.
© Canal CECIERJ 2024