Fracasso escolar e desigualdade social: uma perspectiva crítica e emancipatória

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21134

dc.type Text
dc.title Fracasso escolar e desigualdade social: uma perspectiva crítica e emancipatória
dc.description O presente trabalho pretende apresentar uma revisão bibliográfica acerca das desigualdades sociais e como elas atravessam o contexto da Educação, promovendo o fenômeno do fracasso escolar, partindo da ideia de que a escola é uma expressão da sociedade; portanto, as desigualdades predominantes na sociedade, em virtude do capitalismo, são refletidas também nos espaços escolares, promovendo a exclusão de determinados alunos e assumindo a conceituação de fracasso escolar. Nosso objetivo é trazer uma perspectiva crítica sobre as desigualdades sociais e alguns de seus desdobramentos na realidade educacional, resultando no fracasso escolar dos filhos das classes mais pobres.
dc.creator Thalles Azevedo Ladeira
dc.created 2021-02-09
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21134/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/5/fracasso-escolar-e-desigualdade-social-uma-perspectiva-critica-e-emancipatoria
dc.subject educação pública
dc.subject Desigualdade social
dc.subject Fracasso escolar
dc.subject Capitalismo
© Canal CECIERJ 2025