Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21134
dc.type | Text |
dc.title | Fracasso escolar e desigualdade social: uma perspectiva crítica e emancipatória |
dc.description | O presente trabalho pretende apresentar uma revisão bibliográfica acerca das desigualdades sociais e como elas atravessam o contexto da Educação, promovendo o fenômeno do fracasso escolar, partindo da ideia de que a escola é uma expressão da sociedade; portanto, as desigualdades predominantes na sociedade, em virtude do capitalismo, são refletidas também nos espaços escolares, promovendo a exclusão de determinados alunos e assumindo a conceituação de fracasso escolar. Nosso objetivo é trazer uma perspectiva crítica sobre as desigualdades sociais e alguns de seus desdobramentos na realidade educacional, resultando no fracasso escolar dos filhos das classes mais pobres. |
dc.creator | Thalles Azevedo Ladeira |
dc.created | 2021-02-09 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21134/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/5/fracasso-escolar-e-desigualdade-social-uma-perspectiva-critica-e-emancipatoria |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | Desigualdade social |
dc.subject | Fracasso escolar |
dc.subject | Capitalismo |