Ensino de Ciências por investigações: uma sequência didática para o Ensino Fundamental I

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21148

  • Título: Ensino de Ciências por investigações: uma sequência didática para o Ensino Fundamental I
  • Autor(es): Emily Bomfim Souza,Sônia Cha Kim
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 23/02/2021
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/6/ensino-de-ciencias-por-investigacoes-uma-sequencia-didatica-para-o-ensino-fundamental-i
  • Código do Recurso: 21148
  • Descrição: Promover uma proposta investigativa não é apenas fazer uma pergunta para que os alunos possam solucioná-la; é criar um ambiente investigativo nas aulas, levando os alunos a pesquisar, tocar, experimentar, usar, mexer, fazer, refazer e principalmente errar e tentar novamente. Essas habilidades procedimentais são desenvolvidas de forma gradual enquanto os alunos interagem com seus colegas, desenvolvendo também habilidades atitudinais; para a concretização de sua aprendizagem, o registro do processo é importante, desenvolvendo a habilidade conceitual. Este trabalho traz uma sequência didática tendo como tema a poluição das águas e como base teórica o ensino por investigações.
© Canal CECIERJ 2024