- Título: Ensino de Ciências por investigações: uma sequência didática para o Ensino Fundamental I
- Autor(es): Emily Bomfim Souza,Sônia Cha Kim
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 23/02/2021
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/6/ensino-de-ciencias-por-investigacoes-uma-sequencia-didatica-para-o-ensino-fundamental-i
- Código do Recurso: 21148
- Descrição: Promover uma proposta investigativa não é apenas fazer uma pergunta para que os alunos possam solucioná-la; é criar um ambiente investigativo nas aulas, levando os alunos a pesquisar, tocar, experimentar, usar, mexer, fazer, refazer e principalmente errar e tentar novamente. Essas habilidades procedimentais são desenvolvidas de forma gradual enquanto os alunos interagem com seus colegas, desenvolvendo também habilidades atitudinais; para a concretização de sua aprendizagem, o registro do processo é importante, desenvolvendo a habilidade conceitual. Este trabalho traz uma sequência didática tendo como tema a poluição das águas e como base teórica o ensino por investigações.
© Canal CECIERJ 2024