A pandemia da covid-19 e os desafios de avaliar a aprendizagem

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21187

  • Título: A pandemia da covid-19 e os desafios de avaliar a aprendizagem
  • Autor(es): Márcio Andrade Lyrio Baldes
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 23/03/2021
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/10/a-pandemia-da-covid-19-e-os-desafios-de-avaliar-a-aprendizagem
  • Código do Recurso: 21187
  • Descrição: Este artigo apresenta análises sobre o processo de avaliação no contexto da globalização e da recente pandemia. É uma pesquisa com reflexão teórica que visa esclarecer as diferenças entre exame e avaliação, bem como as implicações cognitivas, socioemocionais e ideológicas da avaliação. A pandemia da covid-19 lançou o corpo docente e os alunos abruptamente em um ensino remoto e isso gerou problemas adaptativos que são analisados à luz de pressupostos teóricos da Pedagogia, da Psicologia, da Sociologia e da Filosofia.
© Canal CECIERJ 2024