Educação Física escolar e o "quarteto fantástico": afinidade ou comodismo?

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21192

  • Título: Educação Física escolar e o "quarteto fantástico": afinidade ou comodismo?
  • Autor(es): Otavio Henrique Rodrigues dos Santos
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 30/03/2021
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/11/educacao-fisica-escolar-e-o-quarteto-fantastico-afinidade-ou-comodismo
  • Código do Recurso: 21192
  • Descrição: O presente artigo é uma pesquisa descritiva observatória realizada durante um estágio supervisionado em Educação Física nas séries finais do Ensino Fundamental de uma escola pública de Dourados/MS. O objetivo do trabalho foi analisar a evidência dos conteúdos aplicados nas aulas de Educação Física escolar. Diante disso, foi analisado que os professores atentam apenas a modalidades esportivas, deixando de lado demais conteúdos previstos bem como lutas, ginástica, dança, jogos e brincadeiras. O que foi percebido é que, além de trabalhar apenas esporte, os professores têm se limitado ao quarteto fantástico (basquetebol, futsal, handebol e voleibol), por afinidade à modalidade ou simplesmente falta de vontade de sair da zona de conforto.
© Canal CECIERJ 2024