Geografia da resistência: dissidências, insurgências e educação

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21193

  • Título: Geografia da resistência: dissidências, insurgências e educação
  • Autor(es): Victor Pereira de Sousa
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 13/04/2021
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/13/geografia-da-resistencia-dissidencias-insurgencias-e-educacao
  • Código do Recurso: 21193
  • Descrição: A epistemologia da Geografia por muito tempo excluiu questões voltadas para as problemáticas de gêneros e sexualidades, em que discursos e histórias foram silenciados. Faz-se necessário romper esses padrões, e o ensino de Geografia é uma ferramenta primordial para isso, trabalhando com crianças e adolescentes aspectos que prezem por um processo de ensino-aprendizagem baseado na justiça social e no verdadeiro sentimento de democracia, possibilitando outras perspectivas para o ensino da disciplina. Este texto, por meio de pesquisa bibliográfica, objetiva refletir tais problemáticas no ensino de Geografia para a Educação Básica, buscando também instigar professores e professoras a levar tais questionamentos para a sala de aula.
© Canal CECIERJ 2024