Os contos de fadas no Ensino Fundamental: uma proposta piagetiana

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21200

  • Título: Os contos de fadas no Ensino Fundamental: uma proposta piagetiana
  • Autor(es): Isabel Cristina Weisz
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 30/03/2021
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/11/os-contos-de-fadas-no-ensino-fundamental-uma-proposta-piagetiana
  • Código do Recurso: 21200
  • Descrição: Inserido na interface situada entre a Pedagogia e a Literatura e tendo como fundamento científico o estudo da Psicogênese de Piaget, este artigo é uma proposta de ensino de modelos de convivência em grupo e de respeito ao próximo por meio dos contos de fadas clássicos. Seu público-alvo são alunos da Educação Infantil e da primeira fase do Ensino Fundamental. Arquétipos do Bem e do Mal, as personagens dos contos de fadas sempre estiveram no imaginário das crianças e, portanto, podem converter-se em um recurso de ensino-aprendizagem de valores morais, cidadania e respeito ao próximo bastante acessível.
© Canal CECIERJ 2024