Contextos lúdicos: o sentido real de aprender brincando

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21238

  • Título: Contextos lúdicos: o sentido real de aprender brincando
  • Autor(es): Thaís Oliveira Andrade,Cleize Araujo Sandes,Roseneide Passos Vitório de Oliveira
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 25/05/2021
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/19/contextos-ludicos-o-sentido-real-de-aprender-brincando
  • Código do Recurso: 21238
  • Descrição: O presente artigo refere-se ao tema brincadeiras infantis e suas contribuições e substancialidade para o processo de aprendizagem da criança na Educação Infantil, envolvendo questões que abrangem o cotidiano das crianças, como: brincadeiras, jogos e práticas lúdicas, enfim, busca compreender a magnitude das ações lúdicas no processo de aprendizagem efetivo e significativo. Questionam-se quais as reais funções e importância do brincar para o desenvolvimento social e aprendizagem da criança na Educação Infantil. Justifica-se a pesquisa, partindo do pressuposto de que as brincadeiras e jogos são ações de grande relevância para a infância, em que a criança se descobre e desenvolve habilidades e competências.
© Canal CECIERJ 2025