- Título: Práticas educacionais na formação inicial do pedagogo baseadas na arte de dobrar papel
- Autor(es): Milena Cristini da Silva,Fabiano dos Santos Souza
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 25/05/2021
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/19/praticas-educacionais-na-formacao-inicial-do-pedagogo-baseadas-na-arte-de-dobrar-papel
- Código do Recurso: 21241
- Descrição: Este artigo relata a experiência do estudo de caso de nove discentes dos Cursos de Graduação em Pedagogia da UFF em Niterói e do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (Infes) em Santo Antônio de Pádua. Buscou-se analisar as maiores dificuldades encontradas pelos alunos nos conteúdos de Matemática que devem ser ensinados pelos pedagogos, assim como as possíveis contribuições do origami como recurso para o ensino da Matemática na formação inicial do pedagogo. Por meio de um curso de extensão, utilizou-se uma cartilha didática autoral contendo quatro unidades de ensino: Geometria Plana; Geometria Espacial; fração; curiosidades no tangram utilizando o origami.
© Canal CECIERJ 2024