A avaliação como ferramenta pedagógica: perspectivas do processo avaliativo nos dias atuais a partir do cotidiano de uma escola de Ensino Fundamental de Formiga/MG

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21308

  • Título: A avaliação como ferramenta pedagógica: perspectivas do processo avaliativo nos dias atuais a partir do cotidiano de uma escola de Ensino Fundamental de Formiga/MG
  • Autor(es): Anália Priscila de Almeida Silva,Viviane Aparecida Pinto,Danilo Arnaldo Briskievicz
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 10/08/2021
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/30/a-avaliacao-como-ferramenta-pedagogica-perspectivas-do-processo-avaliativo-nos-dias-atuais-a-partir-do-cotidiano-de-uma-escola-de-ensino-fundamental-de-formigamg
  • Código do Recurso: 21308
  • Descrição: O processo de avaliação nas escolas de Ensino Fundamental torna-se elemento de exclusão pedagógica dos alunos por meio do reducionismo da categorização entre aptos e inaptos para prosseguir nos estudos. É uma realidade que causa prejuízos para os alunos. Este manuscrito apresenta uma investigação, seguida de discussão e análise sobre como os professores concebem o processo avaliativo numa escola do Ensino Fundamental em Formiga/MG. A metodologia do estudo baseia-se em rigoroso levantamento bibliográfico e em entrevistas estruturadas em questionário, realizadas com 15 professores da escola.
© Canal CECIERJ 2024