A escola, o alunado surdo e seus demais sujeitos – perspectivas e proposições em busca de uma inclusão eficaz

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21352

  • Título: A escola, o alunado surdo e seus demais sujeitos – perspectivas e proposições em busca de uma inclusão eficaz
  • Autor(es): Morgana Machado Henrique
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 22/06/2021
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/23/a-escola-o-alunado-surdo-e-seus-demais-sujeitos-r-perspectivas-e-proposicoes-em-busca-de-uma-inclusao-eficaz
  • Código do Recurso: 21352
  • Descrição: A temática da Educação de Surdos é emergente e necessária, porém a maior parte de seus estudos volta-se para a educação bilíngue de surdos; na sua maioria, esses educandos estão inseridos em um contexto inclusivo em escolas regulares. Assim, surge a necessidade de abordar essa contextualização, e aqui buscou-se trazer o debate acerca do espaço escolar e dos sujeitos que nele se encontram e estão diretamente ligados ao processo de ensino-aprendizagem dos alunos surdos. Assim, em primeiro lugar buscou-se repensar os espaços escolares inclusivos e bilíngues não como antagônicos, mas como ambos os espaços válidos, uma vez que as medidas tomadas focassem nas questões imbricadas ao processo educacional dos discentes surdos.
© Canal CECIERJ 2024