Inclusão escolar dos alunos surdos através do bilinguismo

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21372

  • Título: Inclusão escolar dos alunos surdos através do bilinguismo
  • Autor(es): Rosemary Pereira Costa e Barbosa,Luciana Mary de Carvalho Martins Vieira,Sonara Cristina de Souza
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 06/07/2021
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/25/inclusao-escolar-dos-alunos-surdos-atraves-do-bilinguismo
  • Código do Recurso: 21372
  • Descrição: A educação de surdos no Brasil, a partir da década de 1980, começou a dar mais visibilidade ao método do bilinguismo e menos ao método do oralismo. Este artigo objetivou averiguar se o bilinguismo tem sido uma estratégia de inclusão dos alunos surdos na escola. Como metodologia, utilizaram-se três artigos do Portal Capes e SciELO de 2018 a 2021. Observou que o bilinguismo propicia a inclusão, mas a forma como é implantado aponta um dissenso entre o discurso nas políticas educacionais e a prática nas escolas.
© Canal CECIERJ 2024