A retórica da “modernização” na formação docente

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21380

  • Título: A retórica da “modernização” na formação docente
  • Autor(es): Weslene da Silva Santos
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 05/10/2021
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/37/a-retorica-da-rmodernizacaor-na-formacao-docente
  • Código do Recurso: 21380
  • Descrição: Este texto foca na centralidade dos discursos da modernização que são influenciados por agências multilaterais para formação docente. Nesta perspectiva, tem como objetivo refletir e alertar pesquisadores da educação sobre a retórica que vem delineando a atuação dos docentes. Referenciamo-nos, especialmente, em Duarte, Ball, Shiroma, Freitas, Oliveira e Laval, entre outros pesquisadores que alertam para o fato de que esses discursos produzem a desvalorização, pragmatismo e desintelectualização da formação inicial e continuada do docente.
© Canal CECIERJ 2024