O ensino de Língua Portuguesa no Brasil e as diferenças dialetais: a proposta do bidialetalismo funcional de Magda Soares

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21392

  • Título: O ensino de Língua Portuguesa no Brasil e as diferenças dialetais: a proposta do bidialetalismo funcional de Magda Soares
  • Autor(es): Sheltom Delano Oliveira de Aragão,Elias Bonfim da Silva
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 05/10/2021
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/37/o-ensino-de-lingua-portuguesa-no-brasil-e-as-diferencas-dialetais-a-proposta-do-bidialetalismo-funcional-de-magda-soares
  • Código do Recurso: 21392
  • Descrição: Este trabalho discute o ensino de Língua Portuguesa no Brasil a partir da proposta do bidialetalismo funcional, elaborada por Magda Soares. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. Os resultados da pesquisa indicaram os pontos em que existem mais dificuldades no ensino da língua relativamente aos aspectos que caracterizam a variedade falada pela maioria dos alunos. Com a pesquisa, concluímos que se faz necessário revisar as metodologias de ensino de LP adotadas em diversas escolas. Sugerimos, ao final, uma atividade que pode ser realizada com eventuais adaptações.
© Canal CECIERJ 2024