- Título: Ensino de História em tempos de crise: a pandemia e o convite à essencialização da História na aprendizagem escolar
- Autor(es): Laís Santos de Paula,Vanessa Canuto Coelho
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 19/10/2021
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/38/ensino-de-historia-em-tempos-de-crise-a-pandemia-e-o-convite-a-essencializacao-da-historia-na-aprendizagem-escolar
- Código do Recurso: 21396
- Descrição: O presente artigo corresponde a uma inquietação: o que ensinar no ensino remoto? A pandemia do coronavírus alterou as formas e os formatos das relações educacionais e, com isso, os processos de aprendizagem sofreram grande impacto com a falta de compreensão sobre o novo contexto em que a escola foi inserida. Do ponto de vista do ensino de História, buscamos neste trabalho apresentar um breve panorama de como as instituições escolares se posicionaram durante a pandemia (até esse momento) e, a partir da análise dos pareceres do Ministério da Educação, problematizamos as condições às quais a formação escolar foi submetida e o esvaziamento do currículo de História.
© Canal CECIERJ 2024