Ensino de História em tempos de crise: a pandemia e o convite à essencialização da História na aprendizagem escolar

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21396

  • Título: Ensino de História em tempos de crise: a pandemia e o convite à essencialização da História na aprendizagem escolar
  • Autor(es): Laís Santos de Paula,Vanessa Canuto Coelho
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 19/10/2021
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/38/ensino-de-historia-em-tempos-de-crise-a-pandemia-e-o-convite-a-essencializacao-da-historia-na-aprendizagem-escolar
  • Código do Recurso: 21396
  • Descrição: O presente artigo corresponde a uma inquietação: o que ensinar no ensino remoto? A pandemia do coronavírus alterou as formas e os formatos das relações educacionais e, com isso, os processos de aprendizagem sofreram grande impacto com a falta de compreensão sobre o novo contexto em que a escola foi inserida. Do ponto de vista do ensino de História, buscamos neste trabalho apresentar um breve panorama de como as instituições escolares se posicionaram durante a pandemia (até esse momento) e, a partir da análise dos pareceres do Ministério da Educação, problematizamos as condições às quais a formação escolar foi submetida e o esvaziamento do currículo de História.
© Canal CECIERJ 2024