Problematização e movimentos da competência: protagonismo da aprendizagem

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21472

  • Título: Problematização e movimentos da competência: protagonismo da aprendizagem
  • Autor(es): Mariane Ribeiro da Luz,Rafaela Andressa Setti,Vilmar Grimes,Regina Oneda Mello
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 03/08/2021
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/29/problematizacao-e-movimentos-da-competencia-protagonismo-da-aprendizagem
  • Código do Recurso: 21472
  • Descrição: O objetivo deste artigo é descrever uma vivência desenvolvida com professores do Ensino Fundamental II da rede municipal de São Cristóvão do Sul/SC sobre o uso do método Arco de Maguerez, também conhecido como método da problematização. É um relato de experiência abordado por meio de oficinas de formação docente realizadas em 2020 de forma remota, em razão da pandemia de covid-19. Os resultados evidenciam que os participantes viram possibilidade de aplicação e uso dessa metodologia. A experiência de vivenciar o método Arco de Maguerez mobilizou os envolvidos para uma visão de aprendizagem mais dinâmica e desafiadora.
© Canal CECIERJ 2024