- Título: Problematização e movimentos da competência: protagonismo da aprendizagem
- Autor(es): Mariane Ribeiro da Luz,Rafaela Andressa Setti,Vilmar Grimes,Regina Oneda Mello
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 03/08/2021
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/29/problematizacao-e-movimentos-da-competencia-protagonismo-da-aprendizagem
- Código do Recurso: 21472
- Descrição: O objetivo deste artigo é descrever uma vivência desenvolvida com professores do Ensino Fundamental II da rede municipal de São Cristóvão do Sul/SC sobre o uso do método Arco de Maguerez, também conhecido como método da problematização. É um relato de experiência abordado por meio de oficinas de formação docente realizadas em 2020 de forma remota, em razão da pandemia de covid-19. Os resultados evidenciam que os participantes viram possibilidade de aplicação e uso dessa metodologia. A experiência de vivenciar o método Arco de Maguerez mobilizou os envolvidos para uma visão de aprendizagem mais dinâmica e desafiadora.
© Canal CECIERJ 2024