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dc.type | Text |
dc.title | Problematização e movimentos da competência: protagonismo da aprendizagem |
dc.description | O objetivo deste artigo é descrever uma vivência desenvolvida com professores do Ensino Fundamental II da rede municipal de São Cristóvão do Sul/SC sobre o uso do método Arco de Maguerez, também conhecido como método da problematização. É um relato de experiência abordado por meio de oficinas de formação docente realizadas em 2020 de forma remota, em razão da pandemia de covid-19. Os resultados evidenciam que os participantes viram possibilidade de aplicação e uso dessa metodologia. A experiência de vivenciar o método Arco de Maguerez mobilizou os envolvidos para uma visão de aprendizagem mais dinâmica e desafiadora. |
dc.creator | Mariane Ribeiro da Luz,Rafaela Andressa Setti,Vilmar Grimes,Regina Oneda Mello |
dc.created | 2021-08-03 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21472/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/29/problematizacao-e-movimentos-da-competencia-protagonismo-da-aprendizagem |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | Metodologias ativas |
dc.subject | Arco de Maguerez |
dc.subject | Professores |
dc.subject | Ensino Fundamental II |