Problematização e movimentos da competência: protagonismo da aprendizagem

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21472

dc.type Text
dc.title Problematização e movimentos da competência: protagonismo da aprendizagem
dc.description O objetivo deste artigo é descrever uma vivência desenvolvida com professores do Ensino Fundamental II da rede municipal de São Cristóvão do Sul/SC sobre o uso do método Arco de Maguerez, também conhecido como método da problematização. É um relato de experiência abordado por meio de oficinas de formação docente realizadas em 2020 de forma remota, em razão da pandemia de covid-19. Os resultados evidenciam que os participantes viram possibilidade de aplicação e uso dessa metodologia. A experiência de vivenciar o método Arco de Maguerez mobilizou os envolvidos para uma visão de aprendizagem mais dinâmica e desafiadora.
dc.creator Mariane Ribeiro da Luz,Rafaela Andressa Setti,Vilmar Grimes,Regina Oneda Mello
dc.created 2021-08-03
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21472/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/29/problematizacao-e-movimentos-da-competencia-protagonismo-da-aprendizagem
dc.subject educação pública
dc.subject Metodologias ativas
dc.subject Arco de Maguerez
dc.subject Professores
dc.subject Ensino Fundamental II
© Canal CECIERJ 2024