Práticas sociais de leitura em ambiente familiar: tempos digitais

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21504

  • Título: Práticas sociais de leitura em ambiente familiar: tempos digitais
  • Autor(es): Daniel Cardoso Alves,Beatriz do Nascimento,Cláudia Valéria Stancioli,Eliana Eduardo Gomes da Silva,Maria Clara Fernandes Andrade
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 26/04/2022
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/15/praticas-sociais-de-leitura-em-ambiente-familiar-tempos-digitais
  • Código do Recurso: 21504
  • Descrição: Este artigo resulta de um trabalho monográfico que abordou as práticas sociais de leitura em ambiente familiar. Com o objetivo de compreender como se davam essas práticas entre crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental nos seus núcleos familiares, a pesquisa dialogou com os Novos Estudos do Letramento e se norteou por duas questões principais: há o risco do desaparecimento da criança leitora tradicional, aquela que lê livros físicos? Pode-se afirmar ser prejudicial o uso das tecnologias digitais nas práticas de leitura entre crianças em idade escolar? Em uma abordagem qualitativa, foram adotados procedimentos de pesquisas bibliográfica, documental e de campo.
© Canal CECIERJ 2024