O uso da língua de sinais pelos pais: uma abordagem para aprendizagem do aluno surdo

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21520

  • Título: O uso da língua de sinais pelos pais: uma abordagem para aprendizagem do aluno surdo
  • Autor(es): Normilton Oliveira da Silva Junior,Maria do Socorro Araujo de Freitas
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 05/04/2022
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/12/o-uso-da-lingua-de-sinais-pelos-pais-uma-abordagem-para-aprendizagem-do-aluno-surdo
  • Código do Recurso: 21520
  • Descrição: O presente artigo analisa o papel dos pais na educação dos alunos surdos, investigando se o fato de eles possuírem fluência em língua de sinais traz benefícios na vida escolar dos filhos surdos. A temática abordada teve suporte teórico com os estudos de Gesser, Quadros e Strobel, dentre outros. Como procedimento metodológico, optou-se pela abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada numa escola estadual na cidade de Petrolina/PE e contou com a participação de pais de alunos, alunos surdos e intérpretes de língua de sinais, totalizando dez participantes. Esta investigação demonstra a importância da participação dos pais fluentes em língua de sinais e sua influência na aprendizagem dos seus filhos surdos.
© Canal CECIERJ 2025