História Local no currículo do Estado do Rio de Janeiro: um estudo de caso do 9º ano do Ensino Fundamental

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21538

  • Título: História Local no currículo do Estado do Rio de Janeiro: um estudo de caso do 9º ano do Ensino Fundamental
  • Autor(es): Gabriel Costa de Souza
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 24/05/2022
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/19/historia-local-no-curriculo-do-estado-do-rio-de-janeiro-um-estudo-de-caso-do-9-ano-do-ensino-fundamental
  • Código do Recurso: 21538
  • Descrição: A presente pesquisa tem como objetivo central compreender o espaço ocupado pela História no currículo do Estado do Rio de Janeiro, constituindo um estudo de caso da matriz curricular do 9º ano do Ensino Fundamental. A investigação engendra a metodologia estatística e a análise de conteúdo como ferramentas de leitura da normativa que regulamenta o ensino de História Local. Desse modo, esta pesquisa insere-se no âmbito da História da Educação, procurando compreender as estruturas conceituais, pedagógicas e legislativas que fundamentam a normatização da História local e a sua relação com o aprendizado no currículo fluminense.
© Canal CECIERJ 2024