A Sociologia no Ensino Médio: uma análise histórica de suas idas e vindas no currículo escolar brasileiro

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21579

  • Título: A Sociologia no Ensino Médio: uma análise histórica de suas idas e vindas no currículo escolar brasileiro
  • Autor(es): Alessandra Krauss Wieczorkievicz
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 09/08/2022
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/29/a-sociologia-no-ensino-medio-uma-analise-historica-de-suas-idas-e-vindas-no-curriculo-escolar-brasileiro
  • Código do Recurso: 21579
  • Descrição: A disciplina de Sociologia passou por momentos turbulentos de idas e vindas no currículo escolar brasileiro, o que está atrelado a contextos sociais diversos e concepções políticas e ideológicas. Diante disso, por meio do emprego do método de investigação hermenêutico e da análise bibliográfica e documental, procuramos mostrar os momentos de inserção e exclusão da disciplina no currículo escolar do Ensino Médio. Os resultados apontam que a disciplina esteve presente no currículo em governos ditos de esquerda e foi suprimida do currículo em governos caracterizados como de direita.
© Canal CECIERJ 2024