- Título: Avaliação sem reprovação: um estudo sobre a avaliação democrática
- Autor(es): Vanderson de Sousa Silva,Marcelo da Silva Amorim
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 21/06/2022
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/23/avaliacao-sem-reprovacao-um-estudo-sobre-a-avaliacao-democratica
- Código do Recurso: 21583
- Descrição: A avaliação é um desafio para o pensamento pedagógico. Em pleno século XXI, ainda nos deparamos com muitos limites que envolvem os processos de avaliação. Uma questão orienta nossa pesquisa: como os docentes pensam a avaliação? Nesse sentido, é pertinente que tomemos a percepção dos professores em relação a uma avaliação que seja democrática, deixando de ter sua preocupação somente na questão do conteúdo e a avaliação qualitativa. Para a contribuição das pesquisas e dos diálogos, foram utilizados estudos de Hoffmann e Luckesi. O artigo apresenta um breve histórico sobre a avaliação tradicional e um histórico da avaliação sem reprovação.
© Canal CECIERJ 2024