A coordenação pedagógica no contexto brasileiro: da supervisão à coordenação pedagógica

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21588

  • Título: A coordenação pedagógica no contexto brasileiro: da supervisão à coordenação pedagógica
  • Autor(es): Wilson Afonso Vilela,Sabina Maura Silva
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 15/03/2022
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/9/a-coordenacao-pedagogica-no-contexto-brasileiro-da-supervisao-a-coordenacao-pedagogica
  • Código do Recurso: 21588
  • Descrição: Este trabalho tem como objetivo conhecer os aspectos históricos e legais da coordenação pedagógica no Brasil. Para tanto, é apresentada uma síntese do percurso histórico enfocando o trabalho desde a supervisão até a coordenação pedagógica. O resultado mostrou um processo em que a gestão do trabalho pedagógico escolar foi baseada em uma concepção de fiscalização e controle das práticas docentes; somente após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação surgiram novas indicações direcionadas aos aspectos propriamente pedagógicos, ressignificando sua atuação na Educação brasileira.
© Canal CECIERJ 2024