Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21588
dc.type | Text |
dc.title | A coordenação pedagógica no contexto brasileiro: da supervisão à coordenação pedagógica |
dc.description | Este trabalho tem como objetivo conhecer os aspectos históricos e legais da coordenação pedagógica no Brasil. Para tanto, é apresentada uma síntese do percurso histórico enfocando o trabalho desde a supervisão até a coordenação pedagógica. O resultado mostrou um processo em que a gestão do trabalho pedagógico escolar foi baseada em uma concepção de fiscalização e controle das práticas docentes; somente após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação surgiram novas indicações direcionadas aos aspectos propriamente pedagógicos, ressignificando sua atuação na Educação brasileira. |
dc.creator | Wilson Afonso Vilela,Sabina Maura Silva |
dc.created | 2022-03-15 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21588/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/9/a-coordenacao-pedagogica-no-contexto-brasileiro-da-supervisao-a-coordenacao-pedagogica |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | Educação |
dc.subject | Supervisão Escolar |
dc.subject | Coordenação Pedagógica |