O cordel na BNCC e sua ausência nos anos finais do Ensino Fundamental

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21611

  • Título: O cordel na BNCC e sua ausência nos anos finais do Ensino Fundamental
  • Autor(es): Rodrigo dos Santos Dantas da Silva
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 19/04/2022
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/14/o-cordel-na-bncc-e-sua-ausencia-nos-anos-finais-do-ensino-fundamental
  • Código do Recurso: 21611
  • Descrição: O presente artigo consiste em uma análise documental da Base Nacional Comum Curricular no que diz respeito ao gênero literário cordel. Visa problematizar sua ausência no documento, assim como expor as suas potencialidades como enunciado concreto e dialógico. A proposta de análise se embasou nos pressupostos de Bakhtin e do Círculo para que o cordel seja compreendido como enunciado vivo e capaz de propor uma gama de sentidos para os discentes que entram em contato com esse gênero discursivo.
© Canal CECIERJ 2024