Reflexões acerca da pessoa surda e as dificuldades em reconhecer a estrutura gramatical da língua portuguesa

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  • Título: Reflexões acerca da pessoa surda e as dificuldades em reconhecer a estrutura gramatical da língua portuguesa
  • Autor(es): Shirley Alves da Silva Ferreira,Ivan Rêgo Aragão
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 29/03/2022
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/11/reflexoes-acerca-da-pessoa-surda-e-as-dificuldades-em-reconhecer-a-estrutura-gramatical-da-lingua-portuguesa
  • Código do Recurso: 21638
  • Descrição: O estudo teórico em questão visou analisar como o surdo adquire autonomia na realização da atividade que envolve a disciplina de Língua Portuguesa. Acredita-se que muito se tem discutido acerca de questões da Educação Inclusiva, materiais e/ou recursos adaptados; entretanto, quando relacionados à temática surdez, tais registros se tornam bastante escassos. Com o Decreto nº 5.626/05, a Libras passou a ter maior relevância nas adaptações realizadas no plano de aula formal. Todavia, apenas inserir a Libras como forma de “adaptação” de materiais ainda é insuficiente, pois esta deve ser obrigatoriamente o principal meio de acessibilidade.
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