- Título: Ensino de História e descolonização do currículo: considerações iniciais
- Autor(es): Renata Belz Kruger
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 31/05/2022
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/20/ensino-de-historia-e-descolonizacao-do-curriculo-consideracoes-iniciais
- Código do Recurso: 21639
- Descrição: Este artigo delineia questões sobre o ensino de História e o processo de descolonização do currículo. O ensino de História é fundamental na formação de estudantes, pois está ligado à política e à cultura e lida com as diferentes formas de ser e saber no mundo. O currículo é um território em constante disputa; às vezes reúne práticas e pensamentos coloniais que precisam ser questionados. A descolonização dos currículos tem a ver com o reconhecimento da diversidade do mundo, o combate ao racismo e a ideias e pensamentos que não contemplam as diferenças na sociedade.
© Canal CECIERJ 2024