Gincana como estratégia de ensino-aprendizagem sobre vírus no ensino de Ciências

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21641

  • Título: Gincana como estratégia de ensino-aprendizagem sobre vírus no ensino de Ciências
  • Autor(es): Witiney Karoline Gonçalves Silva,Danilo Ramos Cavalcanti
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 16/08/2022
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/30/gincana-como-estrategia-de-ensino-aprendizagem-sobre-virus-no-ensino-de-ciencias
  • Código do Recurso: 21641
  • Descrição: O objetivo do presente estudo foi desenvolver uma gincana com vistas à revisão dos assuntos relacionados ao estudo dos vírus, de forma a instigar a participação efetiva dos alunos durante todo o processo de ensino-aprendizagem. A gincana foi aplicada em uma turma do 9º ano em que os alunos, divididos em grupos, foram desafiados a cumprir quatro etapas com somatório de pontos e objetivos diferentes. Os resultados obtidos sugerem que o jogo didático, como ferramenta metodológica de ensino, é eficiente para promover uma aprendizagem significativa, podendo se estabelecer como material de apoio durante as aulas de Ciências, intencionando melhor compreensão do assunto proposto.
© Canal CECIERJ 2025