A escola e a distante formação de docentes: o que necessita (auto)conhecer para entender suas realidades?

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21677

  • Título: A escola e a distante formação de docentes: o que necessita (auto)conhecer para entender suas realidades?
  • Autor(es): Antônio Eustáquio de Oliveira Fam
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 01/11/2022
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/41/a-escola-e-a-distante-formacao-de-docentes-o-que-necessita-autoconhecer-para-entender-suas-realidades
  • Código do Recurso: 21677
  • Descrição: O presente estudo tem como objetivo discutir a formação de docentes a partir da distante teoria proporcionada pelas universidades em relação às realidades existentes nas escolas. As universidades operam cada dia mais distantes das realidades escolares e das individualidades docentes e discentes, enfatizando o seu caráter tecnicista e seu pouco diálogo como constituição entre teoria e prática. O estudo bibliográfico, de cunho exploratório, tem por base os pensamentos de Rudolf Steiner e Selma Garrido Pimenta, que discutem conceitualmente a formação docente, o autoconhecimento e o conhecimento a respeito das individualidades.
© Canal CECIERJ 2024