A escola e a distante formação de docentes: o que necessita (auto)conhecer para entender suas realidades?

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21677

dc.type Text
dc.title A escola e a distante formação de docentes: o que necessita (auto)conhecer para entender suas realidades?
dc.description O presente estudo tem como objetivo discutir a formação de docentes a partir da distante teoria proporcionada pelas universidades em relação às realidades existentes nas escolas. As universidades operam cada dia mais distantes das realidades escolares e das individualidades docentes e discentes, enfatizando o seu caráter tecnicista e seu pouco diálogo como constituição entre teoria e prática. O estudo bibliográfico, de cunho exploratório, tem por base os pensamentos de Rudolf Steiner e Selma Garrido Pimenta, que discutem conceitualmente a formação docente, o autoconhecimento e o conhecimento a respeito das individualidades.
dc.creator Antônio Eustáquio de Oliveira Fam
dc.created 2022-11-01
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21677/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/41/a-escola-e-a-distante-formacao-de-docentes-o-que-necessita-autoconhecer-para-entender-suas-realidades
dc.subject educação pública
dc.subject Formação de docentes
dc.subject Antroposofia
dc.subject Saberes
dc.subject Autoconsciência
© Canal CECIERJ 2025