A Matemática Escolar e a Matemática do Cotidiano: o caso dos produtores rurais de Uruçuca/BA

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21718

  • Título: A Matemática Escolar e a Matemática do Cotidiano: o caso dos produtores rurais de Uruçuca/BA
  • Autor(es): Mariana de Oliveira Santana,Rosangela Silva Santos,Emanuelly da Cruz Costa,Caio Oliveira,Djavan Silva Santos
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 06/12/2022
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/45/a-matematica-escolar-e-a-matematica-do-cotidiano-o-caso-dos-produtores-rurais-de-urucucaba
  • Código do Recurso: 21718
  • Descrição: O estudo tem o objetivo de investigar as relações existentes entre a Matemática Escolar e a Matemática do Cotidiano no âmbito dos produtores rurais do município de Uruçuca/BA. Foi realizada uma entrevista semiestruturada com dez produtores rurais do município, utilizando um instrumento com quinze questões, elaborado com o intuito de identificar qual relevância eles atribuem à Matemática, como a aplicam em seu cotidiano e quais métodos utilizam. Esse estudo evidenciou que as duas Matemáticas são importantes e se complementam; torna-se necessário refletir sobre outras Matemáticas além da escolar.
© Canal CECIERJ 2024