- Título: Educação Matemática Crítica e a contemporaneidade: uma reflexão frente à problemática das fake news
- Autor(es): Jessé Lemos Pereira,João Gabriel Moura da Silva,Sara Generoso da Silva,José Fernandes da Silva
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 06/12/2022
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/45/educacao-matematica-critica-e-a-contemporaneidade-uma-reflexao-frente-a-problematica-das-fake-news
- Código do Recurso: 21719
- Descrição: O presente trabalho buscou investigar, à luz da Educação Matemática Crítica (EMC), como as investigações científicas têm discutido a relação entre Matemática e fake news. Para tanto, foram adotadas como referencial teórico as discussões sobre EMC propostas por Skovsmose e a abordagem crítica das fake news de D’Ávila e Kakutani. A pesquisa é uma metassíntese qualitativa que proporcionou a organização dos estudos levantados nestas categorias: práticas de Matemática na Educação Básica; práticas educativas de Matemática no Ensino Superior; modelos matemáticos gerais; e reflexões sociais.
© Canal CECIERJ 2024