- Título: Escola e afetos: o “esperançar” como ação pedagógica em uma favela do Rio de Janeiro
- Autor(es): Diogo Silva do Nascimento,Aline Pereira Botelho dos Santos,Mayara Barbosa Santos da Silva
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 17/05/2022
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/18/escola-e-afetos-o-resperancarr-como-acao-pedagogica-em-uma-favela-do-rio-de-janeiro
- Código do Recurso: 21733
- Descrição: Este artigo compartilha uma teia de experiências desenvolvida através do projeto Conhecendo Nossas Raízes e Descobrindo Nossas Identidades, que foi realizado na turma 1203 de uma escola municipal do Rio de Janeiro localizada no bairro Maré. O projeto buscou instigar reflexões que apontam a importância do caminhar como processo de construção, principalmente nos contextos periféricos. Nele foram abordados os contextos históricos, culturais e territoriais nos quais os estudantes da escola estão inseridos; a partir daí foi possível desvendar outras Marés. O projeto ganhou forma e ampliou-se numa construção coletiva.
© Canal CECIERJ 2025