Escola e afetos: o “esperançar” como ação pedagógica em uma favela do Rio de Janeiro

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21733

  • Título: Escola e afetos: o “esperançar” como ação pedagógica em uma favela do Rio de Janeiro
  • Autor(es): Diogo Silva do Nascimento,Aline Pereira Botelho dos Santos,Mayara Barbosa Santos da Silva
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 17/05/2022
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/18/escola-e-afetos-o-resperancarr-como-acao-pedagogica-em-uma-favela-do-rio-de-janeiro
  • Código do Recurso: 21733
  • Descrição: Este artigo compartilha uma teia de experiências desenvolvida através do projeto Conhecendo Nossas Raízes e Descobrindo Nossas Identidades, que foi realizado na turma 1203 de uma escola municipal do Rio de Janeiro localizada no bairro Maré. O projeto buscou instigar reflexões que apontam a importância do caminhar como processo de construção, principalmente nos contextos periféricos. Nele foram abordados os contextos históricos, culturais e territoriais nos quais os estudantes da escola estão inseridos; a partir daí foi possível desvendar outras Marés. O projeto ganhou forma e ampliou-se numa construção coletiva.
© Canal CECIERJ 2025