- Título: A importância da literatura articulada ao ensino de Ciências na pré-escola, a partir do lúdico e da contextualização
- Autor(es): Jéssica Pereira Amorim Santos,Deborah Moraes Zouain
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 14/02/2023
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/6/a-importancia-da-literatura-articulada-ao-ensino-de-ciencias-na-pre-escola-a-partir-do-ludico-e-da-contextualizacao
- Código do Recurso: 21764
- Descrição: O artigo faz uma análise cronológica das concepções de criança e infância, construindo um paralelo com os avanços desses conceitos até os dias atuais. Em seguida, investiga como a implementação da Literatura, com temáticas voltadas para as Ciências, especialmente a Educação Ambiental, pode incentivar a construção do conhecimento na Educação Infantil de modo a romper com a estrutura do ensino tradicional. A partir de teorias desenvolvidas por diversos autores, observamos que é notória a importância da percepção da criança em seu processo de crescimento, necessitando explorar o meio, descobrir suas curiosidades e caminhar valorizando as ciências experimentais.
© Canal CECIERJ 2024