A importância da literatura articulada ao ensino de Ciências na pré-escola, a partir do lúdico e da contextualização

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21764

  • Título: A importância da literatura articulada ao ensino de Ciências na pré-escola, a partir do lúdico e da contextualização
  • Autor(es): Jéssica Pereira Amorim Santos,Deborah Moraes Zouain
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 14/02/2023
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/6/a-importancia-da-literatura-articulada-ao-ensino-de-ciencias-na-pre-escola-a-partir-do-ludico-e-da-contextualizacao
  • Código do Recurso: 21764
  • Descrição: O artigo faz uma análise cronológica das concepções de criança e infância, construindo um paralelo com os avanços desses conceitos até os dias atuais. Em seguida, investiga como a implementação da Literatura, com temáticas voltadas para as Ciências, especialmente a Educação Ambiental, pode incentivar a construção do conhecimento na Educação Infantil de modo a romper com a estrutura do ensino tradicional. A partir de teorias desenvolvidas por diversos autores, observamos que é notória a importância da percepção da criança em seu processo de crescimento, necessitando explorar o meio, descobrir suas curiosidades e caminhar valorizando as ciências experimentais.
© Canal CECIERJ 2024